13 de set. de 2012

    



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OSVALDO AMARAL.
RUA TIRADENTES,51-BAIRRO SULBRASILEIRO- TELEFONE: 3663 3791
OSÓRIO/RS








PROJETO PEQUENOS LEITORES.





Professora  Maria Julia Ichtchuk

2º ano – turma 23
Turno- tarde
Diretora: Márcia Oliveira
Supervisora: Maria Jussara Trindade





 

 

 

Ano:2012








PERFIL DA TURMA 23 DE 2º ANO.




            É uma turma de alunos, composta de 22 crianças com idades entre 7 e 8 anos. Dois alunos são repetentes, alguns estão sendo apoiados pela equipe de saúde escolar.  
            São agitados, tolerantes, carinhosos, cooperativos (se ajudam entre si), demonstrando grande interesse em aprender. Gostam muito de jogos recreativos e competitivos.  Em 31 de maio do corrente ano, foi feito a psicogênese sendo constatado 12 alunos  alfabéticos, 5 silábicos alfabéticos, 4 silábicos e 1 pré-silábico. 


JUSTIFICATIVA:
            A idéia do projeto surgiu quando alguns alunos começaram a produzir espontaneamente pequenos textos, que surgiam de suas mentes, entre um intervalo e outro das atividades em sala de aula.
            Portanto, proporcionar acesso aos diferentes gêneros textuais, através de uma maleta com vários textos, foi à forma que encontrei para que estes alunos tenham cada vez mais o gosto pela leitura e escrita.

OBJETIVOS:

-          Incentivar o hábito da leitura, estimulando a criatividade para novas produções textuais.(recontagem).
-          Inserir os alunos, nos diversos gêneros textuais, que fazem parte do nosso dia a dia.
-          Desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos.
-          Aumentar o vocabulário de palavras.
-          Incentivar a recontagem  dos textos, perante a turma.

PROCEDIMENTOS:

            Todos os dias, dois alunos levarão  a maleta para  casa, contendo diversos gêneros textuais, tais como bulas de remédio, leituras informativas a respeito de festas populares e sobre animais, plantas, cantigas, palavras de acordo com as famílias silábicas trabalhadas em sala de aula, receitas...
            No  dia seguinte, farão o relato para turma do que leram.
            Também haverá um caderno de registro, para que a criança possa expressar da sua maneira o relato de uma notícia, de um programa(globo repórter) ou até mesmo de um passeio que tenha feito no final de semana.

RECURSOS:

            Uma  maleta do tipo porta arquivos, contendo vários gêneros textuais e uma caderno para registro.

OBSERVAÇÃO: Dentro  da maleta, haverá uma nota de informação para os pais, a respeito do objetivo da maleta de leitura, que visa estimular os pequenos leitores.



SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS!



            A maleta da leitura, denominada “Pequenos Leitores”, tem por objetivo principal, estimular, incentivar e proporcionar aos seus filhos, o gosto pela leitura e escrita, através dos diferentes gêneros textuais, como folders, cuidados no dia a dia, poesias, poemas, frases...
            Seus filhos, estão em processo de alfabetização e já demonstram interesse em produzir seus próprios textos, portanto faz-se necessário o apoio do adulto quando estiverem em casa.
            No caderno de  registro, a criança deverá escrever algo que foi interessante para ela(brincadeiras, documentários na tv...). A escrita deverá ser do jeito dela, pois nesta fase da vida, o que  interessa é a espontaneidade em escrever, a escrita correta é importante, porém vem com o tempo.
            Peço a gentileza, de ajudarem seus filhos a cuidarem deste material, pois a cada dia, duas crianças levam as maletas para casa.



Grata pela atenção,
                                   Professora Maria Júlia Ichtchuk  




































Nenhum comentário: